SOBRE

PARÓQUIA ANGLICANA DA INCLUSÃO constitui-se como uma Rede de Comunidades Anglicanas de Base localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul com propósito de servir ao Povo de Deus no jeito sul-matogrossense de ser.  Ela pertence, eclesialmente, ao Distrito Missionário Anglicano (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia) da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), cuja juridição pertence à Área III desta Igreja e tem atualmente, como pastor direto, o Bispo Primaz +Naudal Alves Gomes.


Distrito Missionário Anglicano
IEAB

A Paróquia Anglicana da Inclusão teve seu início no ano de 2010, quando o Revndo. Carlos Eduardo Calvani, então diretor do Centro de Estudos Anglicanos da IEAB, e sua família se mudaram para Campo Grande-MS, dando início a um pequeno ponto de pregação. No dia 14 de março de 2010, a mídia Campo Grande News noticiava: "Igreja Anglicana realiza sua primeira missa na Capital". Este ponto não demorou muito e, logo, tornou-se a "Capela da Inclusão". 

Capela da Inclusão
13/12/2011

Rev. Carlos Calvani e MP Alexandre Bruno
2010

Vídeo de Divulgação da Antiga "Capela da Inclusão"

Quatro anos mais tarde e ainda sem um templo fixo, o Revndo. Calvani e sua família se transferiram para Aracaju-SE e a Capela ficou sendo atendida mensalmente pelo Revndo. Hugo Armando Sanchez que, na ocasião, residia na Paróquia Anglicana da Anunciação em Campo Verde-MT. 


Visita do Rev. Hugo Sanchez
2014
No ano de 2015, o Rev. Hugo Sanchez e sua família, a pedido da comunidade, são transferidos para Campo Grande-MS e este passa a ser o Ministro Encarregado da nova Missão da Inclusão

Inauguração do espaço da Nova Missão da Inclusão
27/09/2014

Depois de dois anos de trabalho pastoral sob a liderança pastoral do Revndo. Hugo, a Missão da Inclusão amadurece a necessidade de se consolidar. Esta consolidação passou por algumas mudanças fundamentais como:
a) a constituição de uma junta missionária forte e atuante;
b) a organização econômica interna e a criação da Associação Anglicanos Solidários;
c) a aquisição de um Templo;
d) e a construção de uma nova identidade teológica e de uma espiritualidade que configurasse o trabalho missionário não só em Campo Grande, mas em todo estado do Mato Grosso do Sul.

Destas novas reflexões e necessidades surge um novo modelo pastoral-eclesiológico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no Mato Grosso do sul. Este modelo, por conseguinte, está baseado na carta de John Wesley a James Hervey de 20 de março de 1739, que nos termos do pregador, escreve:

 "Permita-me agora lhe dizer meus princípios nesta questão. Eu olho para todo o mundo como minha paróquia; assim tão longe, eu quero dizer, em qualquer parte dele, que eu estiver, e julgue adequado, correto, e meu dever sagrado declarar, junto a todos que estão desejosos de ouvir, as boas novas da salvação".

Dentro destes novos desafios, surgiu a necessidade de oficializar a elevação da Nova Missão da Inclusão para Paróquia Subvencionada. Este projeto modificou o modo de se pensar o modelo eclesial desta missão. Neste sentido, compreendemos que nossa "Paróquia" não deve ter como critério a territorialidade física e geográfica, mas o alcance que a própria Palavra de Deus deve ter, segundo o próprio mandando de Jesus: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16,15).

No Concílio do Distrito Missionário da IEAB de 2017, sediado pela Nova Missão da Inclusão,  Dom Francisco (Bispo Primaz), Revndo. Arthur Cavalcante (Secretário Geral) juntamente com todos os delegados conciliares, aprovaram a elevação desta Missão ao status de Paróquia Subvencionada.  Esta mudança foi fundalmental para a história desta comunidade que começou de um pequeno sonho. Faltando-nos, ainda, o desafio de aquisição de um Templo próprio.

Logo, somos uma Grande Rede de Comunidades Anglicanas de Base unidas por dois pilares: o mandato de Jesus de pregar o Evangelho e o respeito às culturas. O Evangelho é nossa inspiração primeira e inalienável e sua interpretação está em conformidade ao ethos anglicano pregado pela IEAB. A Cultura é o segundo pilar e a real necessidade de uma vivência evangélica encarnada no meio do Povo de Deus. Em nosso caso, a cultura que nos permeia é o ethos sul-matogrossense.

Sendo assim, somos agora a Paróquia Anglicana da Inclusão: uma Presença Anglicana no MS, que hoje está enraizada em algumas comunidades:


          
Comunidade Anglicana de Base da Acolhida
Antiga "Capela da Inclusão" e "Nova Missão da Inclusão". Passou por vários templos, desde a época do Revndo. Calvani. Hoje ela é a Sede da Paróquia  Anglicana da Inclusão. Está situada no município de Campo Grande-MS, na Vila Anahy. 




As demais comunidades, hoje, estão passando por momento de reorganização. Em breve teremos mais notícias a respeito.

NB: Para maiores informações do Histórico ver o link: Clique aqui


Venha você também fazer parte desta grande Rede!

Comentários

AGUARDEM!!!!

AGUARDEM!!!!

Postagens mais visitadas